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Entrevista Jairo Rosenhek para o Blog Agricultura Sustentável

Entrevista Jairo Rosenhek para o Blog Agricultura Sustentável

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Tangará da Serra, 11 de janeiro de 2021 – por Bernardo Arnaud, para o Blog Agricultura Sustentável

Temos o objetivo de expandir nossa linha de produtos, sempre com soluções de impacto ambiental positivo e que promovam a microbiologia do solo.”

Jairo Rosenhek, diretor do Jardim Bonito

Para inauguração do nosso Blog Agricultura Sustentável, eu entrevistei o Jairo Rosenhek, empreendedor do Jardim Bonito, fertilizante líquido produzido a partir da compostagem de resíduos do comércio hortifruti, graduado em Economia pela FGV-EESP.

Com mais de 300 revendedores ao redor do Brasil, o Jardim Bonito tem contribuído para a popularização da economia circular e da compostagem de resíduos como matéria-prima para fertilizantes no mercado garden brasileiro.


1) Jairo, muito obrigado por aceitar nosso convite de inaugurar o Blog Agricultura Sustentável. Você pode contar ao leitor como se deu a sua aproximação das práticas sustentáveis da agricultura e qual foi o seu “insight” para fundar a empresa Jardim Bonito?

Olá Bernardo! Também agradeço pela oportunidade! Parabéns e sucesso ao Blog!

Meu primeiro contato com práticas sustentáveis de agricultura foi numa viagem em 2007, quando passei alguns dias numa pequena propriedade que praticava Permacultura e sistemas agroflorestais. Saí de lá maravilhado!

Voltando para São Paulo, passei a fazer cursos aos finais de semana em agricultura urbana e jardinagem, tendo como cobaia o jardim de meus pais. Uma das práticas que iniciei foi a compostagem para o tratamento dos resíduos orgânicos domésticos.

O ‘insight’ veio enquanto atuava numa StartUp de produtos e serviços sustentáveis para a Indústria. Uma das soluções que oferecíamos era a gestão dos inservíveis (sucata). Me incomodava o fato de que os resíduos orgânicos eram sempre deixados de lado, sem alternativas ou soluções de tratamento melhores do que o aterramento sanitário. 

Já era 2010, ano de aprovação da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), com um horizonte de oportunidades para o melhor tratamento dos resíduos. E em casa, o resultado da compostagem era um sucesso: quem visitava dizia ‘Que Jardim Bonito’ e os parentes e amigos que eu presenteava com composto orgânico voltavam para pedir mais. Em 2011, pedi demissão para fundar a empresa Jardim Bonito!

2) Você é economista de formação. Ainda trabalha com economia? O que você traz da economia para a ecologia?

A ciência econômica busca a melhor gestão dos recursos do planeta e o melhor entendimento do ‘homus economicus’, personagem central do desequilíbrio ecológico que vivemos.

Através da Macroeconomia, desenvolvemos uma visão sistêmica acerca dos problemas sociais. Assim como na ecologia, na macroeconomia também não há fatores isolados! E com base na Microeconomia, entre diversas outras coisas, enxergamos os efeitos das externalidades (positivas e negativas). Acredito que o futuro está em empresas que trabalham com geração de externalidades positivas!

3) Os clientes da Jardim Bonito buscam o que, exatamente, nos seus produtos?

No Brasil, o público da jardinagem não é tão técnico, a busca maior é pela praticidade e desempenho! Neste sentido, oferecemos soluções que, com muita facilidade de uso, deixam as plantas saudáveis e vistosas! 

Com o Jardim Bonito, nossos clientes conseguem se aproximar do contato com a Natureza através da jardinagem!

4) Qual o perfil do seu cliente?

Em razão do ótimo desempenho e custo-benefício, atendemos diversos perfis de jardineiros profissionais e amadores.

Mas, encontramos uma aderência muito grande no público jovem do movimento de selva urbana. São consumidores que, apesar de iniciantes na prática da jardinagem, pesquisam bastante sobre as espécies cultivadas, compreendem a importância de promover a vida do solo e valorizam produtos de pegada ambiental positiva. 

5) O que você planeja para 2021 em termos de desenvolvimento e lançamento de produtos?

Para 2021, ainda temos muitos desafios típicos de StartUp para percorrer, como o aumento da equipe e implantações de ferramentas administrativo-financeiras.

Em paralelo, temos o objetivo de expandir nossa linha de produtos, sempre com soluções de impacto ambiental positivo e que promovam a microbiologia do solo.

6) Quais são os valores que você procura em empresas parceiras?

Considero 3 valores principais nos parceiros profissionais: honestidade, preocupação com o meio ambiente e compromisso com os acordos firmados.

7) Qual um caso de sucesso recente do Jardim Bonito?

Recentemente atingimos a marca de 300 parceiros revendedores de nossos produtos pelo Brasil! Ainda há muito a ser percorrido, mas é um reflexo da consolidação da marca no mercado garden brasileiro.

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